WHY FINLAND?
Turisticamente falando, poderíamos citar mais de 1001 predicados sobre este maravilhoso e exótico país escandinavo localizado ao Norte do continente europeu. Contudo, a Finlândia é muito mais do que bosques e lagos. É um país muito mais bonito que suas incomparáveis belezas naturais, e muito mais agradável que suas estações de esqui em Ylläs e Levi. É terra muito mais colorida que o famoso "Revontuli" - mundialmente conhecido como "o fenômeno da Aurora Boreal" -, e muito mais impressionante que o espetacular "Sol da Meia-Noite". É mais atraente do que suas tradicionais e quentes saunas, e mais querido do que o velho e conhecido Papai Noel. Assim, a Finlândia é muito mais do que você pode imaginar.
Conhecer mais profundamente este país é fazer uma viagem não só física, como qualquer outra que você sai de um lugar e se desloca para outro, mas sim uma viagem moral, de intensas descoberta e surpreendentes revelações. Trata-se de um país que, por trás de sua fascinante geografia, tem uma boa história pra contar. Sabia, por exemplo, que de 1389 a 1523 a Finlândia existia não como um país, mas como parte de um grupo de países – a União de Kalmar formada por Suécia, Finlândia e Noruega? Trata-se de um país politicamente correto, já que dentre 146 países, ficou em 1º lugar no quesito corrupção, medido pela chamada Transparência Internacional. Isto, para nós que vivemos num país cuja corrupção é tão explícita (razão certamente pela qual ocupamos o 62º lugar), é fator de admiração tremenda, já que sabemos o quanto é prejudicial para a Nação ter como representantes pessoas não confiáveis. Socialmente, o país se destaca entre um pequeno grupo de 15 países que lidera o Índice de Desenvolvimento Humano. Sendo assim, qualidade de vida é o que não falta! E se política e socialmente falando o país é bom, educacionalmente podemos dizer que é ótimo! Além de ter a maioria absoluta das crianças finlandesas nas escolas, as mesmas parecem desempenhar bem seus papeis. Não é a toa que no OECD, os finlandeses ganharam o primeiro lugar em matemática entre 41 outros países. Realidade muito diferente da brasileira que, por exemplo, tem mais de 1,2 milhão de crianças fora das escolas e conta com mais de 30 milhões de analfabetos funcionais em todo o seu território. Tudo isso aumenta ainda mais a chance de termos no futuro pessoas cada vez menos informadas e, portanto, mais desqualificadas tanto para o mercado, quanto para a vida.
INFORMAÇÃO: ESTÁ AÍ O FUTURO! E isso é o que não falta à Finlândia. Em termos de tiragem de jornais, proporcionalmente ao número de habitantes, a Finlândia ocupa o terceiro lugar no mundo, após Noruega e Japão. Ou seja, é um dos países onde mais se tem acesso ao meio impresso de comunicação. Como se não bastasse, os finlandeses são ávidos leitores. Quanto ao número de leitores de jornais, a Finlândia ocupa o primeiro lugar na União Européia e o terceiro lugar no mundo inteiro com 532 cópias vendidas a cada 1000 habitantes. É um país onde, segundo estatísticas, 87% da população acima de 12 anos lê jornais. Sendo assim, se informação for realmente o futuro, podemos afirmar que os finlandeses estão alguns bons anos a nossa frente.
Diante de tantas qualidades, duvido que seja fácil encontrar alguém forte o suficiente para resistir a tantas maravilhas. Se for jovem, bem informado, politizado, ávido por cultura, louco por novidades, amante de viagens, e ainda estudante de jornalismo que sonha em ser correspondente internacional, ah... a Finlândia é então mais do que irresistível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário